A psicologia é uma aliada da medicina nos cuidados com a saúde humana. Sintomas de origem psicossomática, instabilidade emocional, embora pareçam rotineiros, afetam a qualidade de vida. É bastante conhecida a relação entre o funcionamento do psiquismo, funcionamento do corpo, de órgãos e experiência individual. Ansiedade, estresse, depressão, e demais desordens psicológicas, podem desencadear doença orgânica grave como infecções, úlceras, acidentes cardiovasculares, diabete, alergias entre outras.

O auxilio psicológico é uma alternativa no campo da ginecologia e obstetrícia, quando o foco de atenção está nas transformações hormonais, características do funcionamento do corpo feminino. As alterações biológicas, invariavelmente, são acompanhadas de alterações na identidade corporal. A menarca, por exemplo, mobiliza afetos relacionados ao início da sexualidade, mais na família e menos na adolescente. A gravidez produz transformações evidentes no corpo, na vida social e profissional, nem todas as mulheres lidam bem com esta passagem. Em algumas, o medo do parto é aterrador e precisam contar com um espaço único para lidar com tal sentimento. No puerpério, em alguns casos, a adaptação à amamentação, e aos cuidados pessoais e com o bebê, introduzem conflitos e sentimento de culpa, abalam o relacionamento conjugal e familiar e, por extensão, ameaçam a vida profissional. A vida sexual adulta merece atenção especial quando, tensões de origem diversa dificultam o ato sexual e comprometem a vida amorosa. O profissional auxilia na descoberta das causas psíquicas do desconforto e inibição sexual: baixa autoestima, autoimagem negativa, medo inconsciente da penetração são bastante comuns. Tais problemas, se não forem tratados, se fortalecerão na menopausa, quando a mulher experimenta outras perdas.

Psicologia
Siga-nos nas redes sociais