Postagens Recentes
Em Destaque

Como prevenir a cistite

Cistite é a infeção da bexiga, ou também infecção do trato urinário baixo. Aparece mais nas mulheres do que nos homens e mais da metade das mulheres vão apresentar pelo menos 1 episódio durante toda a vida. Se não tratada, uma pequena porcentagem pode evoluir para uma forma mais grave de infecção urinária e atingir os rins, denominada pielonefrite.

Algumas mulheres são mais susceptíveis à cistite do que outras e desenvolvem a infecção mais do que 2 vezes por ano, definindo a  infecção urinária de repetição. Nesses casos podem ser indicados tratamentos preventivos com antibióticos por tempo prolongado,  uso de  vacina para o sistema urinário e ingestão de cramberry.

Devido à proximidade entre a uretra e o ânus, as bactérias que causam a cistite são as mesmas presentes no intestino. Por isso, algumas mulheres tem cistite após relações sexuais, o que antigamente se chamava de cistite da lua de mel. Urinar logo após as relações sexuais pode ajudar a prevenir a infecção nesses casos.

Além disso, há algumas fases da vida em que a mulher está mais propensa às infecções urinárias. Na menopausa, devido à atrofia da mucosa  e alteração do pH nos genitais, e durante a gestação, quando a imunidade é mais baixa.

Para quem tem cistite de repetição é recomendada a ingestão de pelo menos 2 litros de água ou sucos naturais diariamente, urinar a cada 3 ou 4 horas, preferir roupas íntimas claras e de algodão e evitar roupas de banho molhadas por muito tempo, também é importante regularizar a função intestinal. Além disso, o consumo do suco ou da cápsula de cramberry 2 vezes ao dia também é eficaz para a prevenção. Essa fruta já era usada antigamente pelos índios norte-americanos para tratar infecções urinárias, tem em sua composição uma substância ativa, a proantocianidina A, que tem o efeito de inibir a adesão bacteriana à mucosa do trato urinário.

Na presença de sintomas não deixe de procurar seu médico.

Siga-nos