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O que fazer para fugir da TPM

Dor de cabeça, inchaço, cólica, dor nas pernas, choro fácil, insônia, apatia, afastamento, ficar irritada com todos... São poucas as mulheres que não se identificam com pelo menos 1 dos sintomas anteriores durante o período pré-menstrual. A conhecida TPM (tensão pré menstrual), ou SPM (Síndrome pré menstrual), aparece em maior ou menor intensidade nos 15 dias que antecedem a menstruação e melhora assim que a mulher menstrua.

Esses sintomas não podem ser considerados "frescura" ou "mimimi", a variação hormonal e outras alterações fisiológicas causadas por ela são os responsáveis por essas flutuações de humor. É preciso valorizar os sintomas para poder tratá-los e a própria mulher deve ter agumas atitudes que auxiliam o tratamento. A primeira coisa a se faer é a mudança de hábitos, veja a seguir:

1) Pratique exercícios físicos também nessa época. Isso é de fundamental importância para estimular a produção do hormônio serotonina e aumentar a sensação de prazer.

2) Evite alimentos como café e refrigerantes, que podem aumentar ainda mais a ansiedade. Salgados, doces e bebidas alcóolicas podem piorar a retenção de líquidos.

3) Não tome decisões importantes e evite situções de stress nessa época.

4) Psicoterapia é de grande valia para a mulher entender a síndrome e melhorar sua atitude em relação aos seus sintomas, conscientizar-se da necessidade de mudar o estilo de vida e da forma de encarar as adversidades do dia a dia.

5) Mesmo com tudo isso, algumas vezes o uso de medicações precisa ser indicado. Converse com seu ginecologista!

 

 

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